O distrito de Cursino, que tem o bairro Cursino como centro, é um dos filhos prediletos da capital. Nasceu do retalhamento da grande fazenda do capitão André Cursino, que começou no final do século 19 e acelerou no início do século 20. Pela Proximidade e interpenetração com o velho Ipiranga, o Cursino e suas vilas no entorno cresceram lentamente como bairros de classe média e media baixa, esta composta pelos operários que trabalhavam nas fábricas que surgiam na região desde os anos 20 do século 18.

Hoje, com 92.895 moradores, de acordo com o censo de 2010, o rosto do Cursino melhorou muito. Reflete o de seu morador de bem com a vida. Um paulistano que, sem andar muito, pode passear no Zoológico ou no belo Jardim Botânico, ambos dentro do bairro.

Jardim Botânico

Uma cena bucólia, difícil de acontecer na maior cidade da América Latina, volta e meia é vista no Jardim Botânico: famílias sentadas ao redor de grandes cestas, fazendo piquenique. Os moradores do distrito de Cursino são frequentadores e adoradores desse jardim. Não é para menos: ele é um colírio para os olhos dos paulistanos.

O Jardim Botânico foi fruto da paixão do naturalista Frederico Carlos Hoehne, em 1928, quando iniciou o Orquidário do Estado, na Água Funda. Hoje são 143 hectares que abrigam várias espécies vegetais. Em seu interior foram construídas duas estufas, que se tornaram a marca do Jardim Botânico. Uma abriga plantas típicas da Mata Atlântica, enquanto a outra é destinada a exposições temporárias. O instituto de Botânica, dispõe de uma biblioteca com cerda de 6.400 livros, inúmeras obras do século passado e um acervo botânico sem igual no estado de São Paulo. No Museu Botânico encontra-se inúmeras amostras de plantas, fibras, óleos, madeiras, sementes e também quadros e fotos representativos dos diversos ecossistemas do estado. No conjunto arquitetônico-cultural do Jardim Botânico destacam-se, além do muro, o Jardim de Lineu, inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia, as estufas históricas, o portão histórico de 1894 e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Cursino
Fonte: Bairros paulistanos de A a Z
Autor: Ponciano, Levino
Editora: Senac, 2001

Notícias do Cursino

Blog do Guia do Bairro Cursino

Limites – Bairros Vizinhos – Zona Sul

Saúde, Água Funda, Ipiranga, Parque Bristol, São João Climaco e Sacomã

Dados Principais sobre o Cursino

População 92.895 (2010)
Renda média R$ 1.818,50
IDH 0,885 – elevado
Subprefeitura Ipiranga
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 5

Vídeo sobre o bairro do Cursino

Mapa Cursino

Moradores ilustres do Cursino