Museu Botânico em Cursino

Museu Botânico em CursinoO Museu Botânico em Cursino, foi idealizado por Frederico Carlos Hoehne, um dos primeiros cientistas a empreender estudos sistemáticos e de longo prazo sobre a flora brasileira.

Hoehne foi também administrador da Seção de Botânica do Instituto Butantã, tornando-se posteriormente diretor-superintendente do Departamento de Botânica, entre 1938 e 1941, e o primeiro diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, de 1942 a 1952.

Foi também o responsável pela implementação do Jardim Botânico de São Paulo, inaugurado em 1938. Hoehne defendeu desde cedo a necessidade de incutir na sociedade brasileira, por intermédio da educação e da legislação, o entendimento da necessidade de preservar o patrimônio natural do país.

Assim, pouco tempo após a inauguração do Jardim Botânico paulistano, idealizou um museu, como complemento às atividades didáticas do órgão recém criado, voltado à educação ambiental e ao incentivo ao gosto pela pesquisa em botânica O museu começou a ser erguido em 1940, sendo oficialmente inaugurado dois anos depois, como parte das celebrações em função do centenário de nascimento do proeminente naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, cujo nome herdou.

Por muito tempo, o acervo do museu e o espaço expositivo foram organizados de forma a refletir a escala evolutiva dos vegetais dos ecossistemas do estado de São Paulo, por meio principalmente de exsicatas, de algas a plantas "superiores". Assim como o Jardim Botânico, o museu passa por uma restruturação em 1991.

O projeto museológico tem entre seus objetivos, desde então, estimular a curiosidade e a compreensão do público, e despertar a consciência ecológica dos visitantes, utilizando-se de uma maior integração com o espaço onde o museu se insere. As exposições permantentes foram reformuladas e parte do acervo foi transferido para um herbário no Instituto Biológico.

Museu Botânico em Cursino
Aveinda Miguel Stéfano, 3687 - Bairro Cursino - São Paulo - SP
CEP: 04301-902
(11) 5067-6000




  Sobre o EncontraCursino
Fale com EncontraCursino
Anuncie no EncontraCursino
Cadastre sua Empresa no EncontraCursino (grátis)



Termos EncontraCursino | Privacidade EncontraCursino


Bandeira da cidade de São Paulo